Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Um paciente que deseja passar por uma rinoplastia deseja estar ciente dos passos que terá que dar até que o tão sonhado dia da cirurgia chegue.
Se você deseja realizar uma cirurgia no nariz, continue a leitura desse artigo e saiba mais detalhes sobre o planejamento da cirurgia.
É na primeira consulta que o paciente relata todos os aspectos que o incomodam, referentes ao seu nariz e à função respiratória.
Todas as queixas são levadas em consideração pelo cirurgião, que realiza uma avaliação minuciosa da estrutura nasal.
A utilização de fotos tem sido comum nessa etapa, para que, com a ajuda de softwares, o paciente possa visualizar a simulação e a previsibilidade do resultado.
Esse é o momento reservado para o esclarecimento de todas as dúvidas acerca da rinoplastia e dos seus períodos pré e pós-operatórios.
O próximo passo do paciente é realizar os exames pré-operatórios que incluem tomografia dos seios da face, avaliação cardiológica e exames de sangue.
Os resultados são apresentados em uma nova consulta e o cirurgião discute o que, de fato pode ser feito e como será feito, durante o procedimento cirúrgico. A partir desse ponto, a cirurgia já poderá ser agendada, de acordo com a disponibilidade do paciente e do cirurgião.
O paciente será orientado quanto a alimentação no dia anterior e o jejum necessário para a realização do procedimento que é de, no mínimo, 8 horas.
É importante lembrar que o paciente deverá informar sobre medicamentos utilizados para o caso de orientações adicionais sobre como utilizar aquele medicamento antes da cirurgia, principalmente se se tratarem de anticoagulantes.
A espera acabou. O grande dia chegou e o paciente terá de seguir orientações como:
– utilizar roupas leves e confortáveis, que não precisem ser retiradas pela cabeça;
– Não utilizar cremes, maquiagens;
– Retirar piercings, brincos e, no caso dos homens, toda a barba;
– Levar todos os exames pré-operatórios e os laudos dos outros especialistas consultados.
Assim que a internação é realizada, o paciente deve receber a visita do cirurgião ou de um membro da equipe para repassar o planejamento cirúrgico e esclarecer qualquer dúvida adicional.
O paciente é encaminhado para o centro cirúrgico para a realização da sua rinoplastia.
O pós-operatório imediato de uma rinoplastia costuma ser bem tranquilo. São, em média, 6 a 8 horas de internação. Geralmente são visitados pelo cirurgião, antes de receberem alta.
Nesse momento, alguns pacientes costumam relatar dor de cabeça, facilmente contornada com a aplicação de analgésicos.
Assim que o efeito da anestesia passa, o paciente já pode se movimentar e se alimentar.
Após a alta médica, o pós-operatório segue em casa, com as orientações quanto à posição do corpo e da cabeça para dormir, cuidados com o curativo, uso das medicações e esforço físico.
Algumas etapas desse processo podem sofrer alterações de cirurgião para cirurgião.
Suas dúvidas devem ser esclarecidas por ele e sua equipe, já na primeira consulta.
Saiba como encontrar um bom cirurgião clicando aqui.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados