Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
As fraturas controladas na rinoplastia são chamadas de osteotomias.
É um procedimento muito frequente na cirurgia de rinoplastia. Mesmo assim, muitos pacientes, durante a primeira consulta, relatam medo e dúvidas a respeito dessa manobra intracirúrgica.
Neste artigo você verá:
– Significado de osteotomia
– Quando as osteotomias são necessárias
– Como as osteotomias são realizadas
– Como é o pós-operatório quando as osteotomias precisam ser feitas
O significado de osteotomia no dicionário é a dissecção parcial de um osso que visa tratar uma deformação.
Ou seja, é uma fratura controlada de um segmento ósseo para que seja reposicionado, conforme a necessidade e o resultado pretendido.
Nas cirurgias ortopédicas, ela é realizada com frequência, mas também é feita em cirurgias de nariz que demandam a alteração do formato nasal, a partir do reposicionamento da estrutura óssea.
Muitos pacientes se assustam quando descobrem que para chegar ao resultado pretendido, os ossos do nariz precisarão ser fraturados.
No entanto, quando realizada durante uma cirurgia, a fratura é controlada e completamente segura.
As osteotomias são necessárias em narizes que tenham giba, desvio de septo ou base larga. O procedimento, geralmente, é seguido da técnica de lixamento e enxertos com o intuito de suavizar o contorno nasal.
Na rinoplastia, o cirurgião lança mão de ferramentas como o Piezotome, para que o procedimento seja feito com o mínimo de abalo às demais estruturas nasais.
Em alguns casos, outras pequenas ferramentas, como o “martelinho” também são utilizadas na região do dorso e da base nasal.
Assim que são gentilmente quebrados, os ossos nasais são reposicionados conforme o planejamento cirúrgico determinado.
A técnica demanda habilidade e experiência do cirurgião para que haja o menor trauma possível em todas as estruturas nasais.
Quando a osteotomia é necessária em uma rinoplastia, o nariz fica um pouco mais sensível em comparação às cirurgias em que ela não é realizada. Isso demanda maior atenção e cuidado por parte do paciente durante o pós-operatório.
Ainda que o procedimento seja feito com cuidado e minúcia, a osteotomia provoca traumas nas estruturas ao redor do osso nasal, como vasos sanguíneos. O que significa que os hematomas são mais comuns nesses pacientes nos primeiros dias de pós-operatório.
Os splints nasais também são aliados dos pacientes que precisaram passar por osteotomias durante a rinoplastia. Eles ajudam a sustentar a estrutura remodelada, evitando instabilidade.
O uso de óculos também requer atenção do paciente, nas primeiras quatro semanas após a cirurgia. A estrutura óssea estará em franca cicatrização e é melhor que não sofra impacto, por menor que ele seja.
Se o paciente não puder ficar sem os óculos, lentes de contato podem ser uma boa opção. O cirurgião também pode reforçar os curativos para que os óculos sejam utilizados por curtos períodos de tempo, durante a recuperação da cirurgia.
Converse abertamente com seu cirurgião e entenda a necessidade de um procedimento como esse, durante a sua rinoplastia.
Saiba como encontrar um bom cirurgião clicando aqui.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados