Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
O nariz negroide é o segundo mais comum no Brasil, em virtude da miscigenação racial.
Esse tipo de nariz também está entre os mais operados e que, por sua vez, também trazem desafios para os cirurgiões de rinoplastia.
No artigo de hoje você confere a análise de um caso de uma rinoplastia em um nariz negroide.
Encontrado em pessoas com descendência africana ou negras, o nariz negroide não está associado a problemas funcionais e, traz consigo características marcantes como:
– Pele espessa (grossa)
– Base larga
– Dorso baixo e pouco projetado
– Ponta arredondada com pouca projeção
– Narinas mais largas e horizontalizadas
– Cartilagens alares mais fracas e finas
É importante lembrar que essas características podem ser mais ou menos acentuadas e que, nesse caso, o maior desafio para o cirurgião é buscar solucionar a queixa principal do paciente, preservando ao máximo seus traços étnicos naturais.
Veja abaixo como é uma rinoplastia para esse tipo de nariz.
A paciente foi avaliada de acordo com os protocolos indicados para a primeira consulta.
Queixa principal: nariz achatado e largo, com piora dessas características ao sorrir.
Durante a avaliação física, foi possível constatar a queixa principal da paciente quanto à largura e ao achatamento do nariz. O rádix era um pouco mais baixo do que a continuação do dorso, o que deixava a impressão de que a ponta, além de bulbosa, também era caída. Os exames auxiliares mostraram que não havia desvio de septo e a cirurgia foi planejada para a correção do formato nasal.
Tipo de rinoplastia: rinoplastia primária para correção da largura, projeção de ponta e altura de dorso nasal.
Tempo de cirurgia: quatro horas.
Tipo de anestesia: Geral
Manejos utilizados:
Os enxertos costais foram utilizados, uma vez que o septo não continha quantidade e força suficiente para que a alteração do formato fosse realizada. Os traços étnicos da paciente foram mantidos, para que a mudança, mesmo importante, resultasse em um formato natural e harmônico ao rosto da paciente.
A paciente evoluiu bem no pós-operatório imediato e relatou melhora na funcionalidade nasal.
Ainda que os problemas funcionais não sejam uma característica desse tipo de nariz, devido à mudança e projeção da ponta nasal, é comum que os pacientes que passem pelo procedimento sintam essa melhora funcional, em virtude da nova projeção da ponta e uma melhor estabilidade da válvula nasal.
O resultado final pode demorar um pouco mais para ser notado, levando em consideração a espessura da pele (grossa) que leva um tempo maior para se adequar à nova estrutura e formato. Ainda assim, o resultado imediato, visto no pós-operatório, foi bem satisfatório para a paciente e toda a equipe.
Os casos relatados nessa série de artigos são ilustrativos, com o intuito de facilitar o entendimento das técnicas utilizadas, buscando o resultado pretendido.
É importante dizer que cada caso é único, assim como a rinoplastia realizada e a evolução pós-operatória, dependendo, principalmente, do organismo de cada paciente.
Saiba como encontrar um bom cirurgião .
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados