Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Já se sabe que a Rinoplastia oferece técnicas para tratar tanto as pequenas imperfeições, quanto aquelas maiores e mais graves. E o nariz, além de ser um dos cartões de visita do rosto, é a área do corpo que leva mais tempo para desinchar e cicatrizar depois de uma intervenção cirúrgica.
Muitos pacientes chegam ao consultório com dúvidas a respeito dos edemas no pós-operatório da Rinoplastia. A resposta costuma ser mais ou menos a mesma:
“O inchaço pós-cirúrgico é inevitável e a reabsorção do edema no nariz é lenta, mas o tempo e os cuidados corretos farão com que esse período passe sem mais intercorrências.”
A expectativa do resultado está ligada à ansiedade e, em alguns casos, à frustração de alguns pacientes em não conseguir enxergar o “nariz dos sonhos” já nas primeiras semanas após a cirurgia. Por isso, é importante estar atento a alguns pontos sobre os edemas na rinoplastia.
A duração do inchaço está relacionado com a magnitude da cirurgia, ou seja, quanto mais retiradas de cartilagem, enxertos, mudanças radicais no formato, maior o inchaço da região.
É importante lembrar que além do trauma sofrido na cirurgia, cada corpo responde de uma forma nesse período cicatricial. Portanto, o tempo citado abaixo do ciclo do edema pós-operatório pode variar de paciente para paciente.
– Inchaço Intenso – duração de até quinze dias, sendo que nos três primeiros dias, o inchaço aumenta gradativamente, estaciona no quarto dia e a partir do quinto, vai diminuindo. Mesmo que a parte exterior visível aos outros pareça melhor do sétimo dia em diante, o nariz está passando por uma franca adaptação de formatos e cicatrização interna.
– Inchaço Moderado – entre o segundo e o terceiro mês após a cirurgia. Nessa fase a maior parte do edema é reabsorvida pelo organismo e se o paciente seguir os cuidados prescritos no pós-operatório, já será possível notar melhoras consideráveis no formato, principalmente no perfil. Em alguns casos, nesse período, o inchaço é mais percebido pelo cirurgião e pelo paciente.
– Inchaço Residual – até o 6º mês pós-cirúrgico, podendo se estender até a um ano após a rino. Como dito, depende muito das técnicas utilizadas e dos traumas sofridos no procedimento.
Há alguns fatores que podem ajudar na cicatrização dos tecidos, diminuição dos edemas e o desaparecimento das manchas roxas, comuns ao redor dos olhos após a rinoplastia.
Já dissemos que os resultados de uma Rinoplastia não acontecem de uma hora para a outra. Mesmo inchado, o nariz vai estar mais agradável e natural imediatamente após a cirurgia. Você vai poder ver isso assim que a tala de plástico seja removida (após uma semana).
Podem levar meses até que o inchaço na ponta do seu nariz ceda e o “resultado final” não será visto até que o inchaço se vá. Há casos em que a ponta do nariz chega a levar até um ano ou ano e meio para se acomodar. No entanto, o natural é que os edemas se estendam por 12 meses. Só assim o nariz alcança, de fato, o seu novo formato.
Lembre-se de que cada cirurgião tem uma conduta diferente frente a alguns aspectos da rinoplastia. Portanto, alinhar esse tipo de assunto e retirar todas as dúvidas com ele é mais do que necessário.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados