Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
A rinoplastia é uma cirurgia personalizada, feita de acordo com as particularidades de cada paciente, e, sobretudo, deve preservar traços pessoais e étnicos de cada candidato. Por esse motivo, uma pessoa que busca essa técnica para melhorar aspectos funcionais e de proporcionalidade do nariz deve ter em mente que o seu planejamento cirúrgico é único.
Logicamente, as técnicas cirúrgicas são as mesmas em determinados tipos de rosto e nariz, no entanto, o quanto o cirurgião pode manipular em cada face, depende tanto dos parâmetros de análise faciais quanto da estrutura de cada paciente. De forma geral, para narizes do tipo asiático, a rinoplastia tem algumas particularidades, afinal de contas, algumas das mudanças possíveis de serem realizadas em um nariz caucasiano não podem ser feitas em um nariz asiático.
Também chamado de nariz oriental, o nariz do tipo asiático é curto e apresenta dorso baixo e ponta larga – características semelhantes ao nariz do tipo negroide.
Em virtude da pele grossa e geralmente mais oleosa, a ponta nasal desse tipo de nariz não é muito definida, que, por sua vez, costuma ser bulbosa, mais larga e com pouca projeção.
Os ossos nasais de pacientes que têm descendência oriental tendem a ser mais horizontais do que verticais, o que interfere diretamente na pouca altura do dorso nasal, que somada à uma ponta pouco projetada, dá a impressão do famoso nariz achatado e largo. Essa impressão também vem da falta de resistência das cartilagens das asas nasais, que são mais moles, se comparadas com narizes de outros tipos.
Geralmente, os candidatos procuram um especialista em rinoplastia para a melhora da aparência do nariz através do aumento da altura do dorso, melhora da definição e estruturação da ponta nasal, além do ajuste da largura das asas nasais, o que acaba deixando o nariz mais proporcional à face.
A rinoplastia para narizes asiáticos é um tanto quanto meticulosa, no que diz respeito à atenção do cirurgião à preservação dos traços étnicos do paciente.
Dessa forma, o profissional busca solucionar as queixas trazidas, com aptidão técnica, já que o resultado da rinoplastia deve ser o de um nariz harmônico e natural, independentemente do ângulo pelo qual é visto.
Para melhorar o aspecto largo e achatado do nariz asiático, o cirurgião eleva a altura do dorso nasal com ajuda de enxertos com materiais sintéticos biocompatíveis, ou de cartilagem do próprio paciente, retirada do septo, costela ou orelha – sendo este último o mais comum de ser utilizado.
O manejo e a rotação da ponta nasal também se fazem necessários, uma vez que o dorso é mexido, bem como as asas nasais que podem ser resseccionadas durante a cirurgia.
Se o paciente possui questões funcionais a serem corrigidas, como desvio de septo por exemplo, elas também são corrigidas durante o procedimento. O avanço e a evolução das técnicas operatórias têm permitido resultados satisfatórios em pacientes de descendência asiática, tanto no âmbito estético, quanto funcional.
Cirurgião e paciente devem ter em mente que mudanças excessivas podem acarretar na descaracterização étnica. Por isso, é fundamental que as expectativas estejam devidamente alinhadas para que o resultado seja harmônico, natural e que, sobretudo, mantenha os traços orientais.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados