Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
A maior parte dos candidatos à rinoplastia tem o mesmo receio quanto ao resultado da cirurgia – a perda da naturalidade dos traços faciais.
A correção das questões funcionais e das que estão relacionadas à proporcionalidade facial é feita através das técnicas da rinoplastia. O cirurgião visa solucionar as queixas trazidas pelo paciente, que podem ser:
FUNCIONAIS:
– Diminuição do olfato
– Obstrução nasal constante
– Sinusites de repetição
– Dores na cabeça e na face
ESTÉTICAS:
– Hiperprojeção nasal (nariz grande)
– Desvio de septo
– Giba
– Ponta caída ou bulbosa
– Nariz largo
Este artigo tem por objetivo mostrar como é possível obter um resultado natural por meios das técnicas da rinoplastia.
A sutileza e o refinamento são as principais apostas dos cirurgiões atualmente. Manter o aspecto natural da face, respeitando os traços raciais e genéticos é prioridade dentro da rinoplastia.
Há casos em que são necessárias mudanças mais radicais – como os narizes com dorsos muito altos ou muito tortos. No entanto, ainda assim, através das técnicas proporcionadas pela rinoplastia estruturada, um resultado natural também é possível.
A melhor opção é definida de acordo com as necessidades trazidas pelo paciente, tanto no âmbito funcional, quanto no estético.
O procedimento segue seu curso natural. O desafio do cirurgião é adequar a estrutura do nariz de forma proporcional aos traços faciais, seguindo, portanto, os parâmetros de análise de simetria e proporcionalidade nasal, que possibilitam maior segurança para a obtenção dos resultados naturais e mais sutis.
De acordo com a necessidade e queixa do paciente, o profissional irá conduzir o procedimento com equipamentos específicos que possibilitem o manejo correto da região de forma precisa. Por esse motivo, atualmente, a cirurgia aberta é a melhor opção a ser escolhida, visto que permite uma visão total da área a ser manipulada pelo profissional.
Através de enxertos ou osteotomia, rotação e projeção da ponta nasal, ressecção das asas nasais, o cirurgião pode modelar o “novo nariz”, visando a harmonia facial.
O candidato precisa ter em mente que cada caso é único. Isso significa que o cirurgião, com sua experiência, tentará solucionar suas queixas, dentro dos limites estabelecidos pelos traços genéticos e étnicos.
Por vezes, os candidatos chegam ao consultório já com um tipo de nariz em mente, de acordo com a sua insatisfação. No entanto, é imprescindível que o paciente tenha consciência e, sobretudo, confiança no cirurgião escolhido que, por sua vez, deverá ser assertivo ao explicar os prós e contras da mudança desejada.
A maior parte dos cirurgiões afirma que o resultado ideal é o que prioriza a naturalidade dos traços, evitando, portanto, mudanças exageradas que possam culminar em estranhamento e arrependimento por parte do paciente.
Dessa forma, o resultado ideal é aquele que soluciona ao máximo as questões estéticas, adequando o novo nariz às estruturas faciais e, claro, mantendo ou melhorando a funcionalidade nasal.
Felizmente, é frequente encontrar candidatos que busquem mudanças sutis e considerem, assim como os profissionais, a naturalidade como um fator importante.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
www.instagram.com/dr.ricardoferri
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados