Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Você já sabe que existem vários tipos de nariz e que muitas pessoas se sentem insatisfeitas quanto ao formato e sua funcionalidade.
A rinoplastia é o procedimento indicado para a correção dessas queixas, que têm se tornado comuns na maioria dos candidatos.
No artigo de hoje vamos aprofundar em como é feita a correção em narizes tortuosos.
Se ao final do artigo houver dúvidas a respeito desse assunto, entre em contato através de nossas redes sociais e deixe sua pergunta. Será um prazer poder responder.
O nariz é formado, basicamente, por ossos e cartilagem.
O septo nasal é uma das estruturas que compõem o nariz e é responsável por separar uma narina da outra. Constituído por osso, cartilagem e mucosas, a função do septo é separar igualmente o lado direito e o lado esquerdo do nariz.
No entanto, é comum que isso não aconteça e o nariz se apresente de forma tortuosa.
Cerca de 85% das pessoas apresentam alguma tortuosidade nasal e acabam sofrendo com sintomas como: obstrução nasal, respiração bucal, boca seca, garganta irritada, ronco, sangramentos nasais, diminuição do olfato e sinusites frequentes.
A incidência dos sintomas está ligada ao grau da tortuosidade que é dividido da seguinte forma pelos especialistas:
Há casos em que o grau de tortuosidade é muito acentuado, podendo ser visto a olhos nus, através da análise dos parâmetros de medidas e simetria nasal. No entanto, para um diagnóstico mais assertivo, o otorrinolaringologista avalia o nariz através do exame físico, análise do desvio, avaliação fotográfica e também solicita a videoendoscopia nasal ou a tomografia dos seios nasais.
Ainda assim, o profissional lança mão dos exames supracitados para que a visão do problema seja mais detalhada.
A tortuosidade nasal é uma condição comum e vem, geralmente, de três causas:
– Por traumatismos – acidentes
– Constitucionais – narizes que, com o passar do tempo, vão se alterando e se mostrando mais tortos
– Rinoplastias primárias – intervenções cirúrgicas malsucedidas que apresentem como resultado um nariz torto.
Para solucionar o problema da tortuosidade nasal, a rinosseptoplastia é o procedimento indicado.
A correção se dá através de enxertos estruturais e cartilaginosos – para a correção de assimetrias. Em sua grande maioria são necessárias as osteotomias. A manipulação da ponta nasal também pode ser necessária para dar uma maior sustentação à nova estrutura ou para a correção de uma possível tortuosidade na ponta do nariz.
A cirurgia para o nariz torto é considerada mais completa, complexa e desafiadora por alguns profissionais. Isso porque, além de uma torturosidade nasal implicar no desequilíbrio da face como um todo, a correção deve ser feita de modo assimétrico – o que significa, melhorar a estrutura nasal contrária ao desvio. Se o desvio é para a esquerda, a maior parte da manipulação cirúrgica se dará do lado direito, por exemplo.
O cirurgião precisa, por tanto, de muita habilidade e minúcia nesse tipo de procedimento.
É importante ressaltar que a decisão pela cirurgia deve ser tomada juntamente com o cirurgião que, por sua vez, deve levar em consideração a qualidade funcional do nariz, não somente o equilíbrio e a simetria facial.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados