Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
São muitos os pacientes que se submetem a uma cirurgia de nariz, visando não só questões funcionais, como também as que alteram a proporcionalidade nasal e o equilíbrio facial.
Apesar de, anatomicamente, a estrutura nasal ser a mesma em todas as pessoas, existem detalhes que fazem com que cada nariz seja único e, por consequência, a cirurgia também.
O artigo de hoje é o primeiro de uma série que tem como intuito ilustrar os manejos necessários – possibilitados pela rinoplastia – para os diferentes tipos de nariz, através da análise de casos atendidos durante os anos de profissão.
O primeiro tipo de nariz a ser analisado será o nariz caucasiano, já que ele está entre os tipos de nariz mais operados. Continue a leitura e entenda como é a rinoplastia para narizes que se enquadram nessa categoria.
Subdividido em adunco e romano, geralmente, o nariz caucasiano é encontrado em pacientes que possuem descendência árabe, italiana
ou judia e, como principais características têm:
– Dorso alto
– Nariz grande
– Ponta caída
– Projeção curvada
– Com presença ou não de giba nasal
– Cartilagens fortes
– Pele fina
– Formato mais fino
– Narinas mais fechadas e em formato ovalado
Essas características seguem, na maioria das vezes, a estrutura do próprio rosto do paciente que, por sua vez, são mais ovalados e oblongos, compridos e estreitos.
Continue a leitura e acompanhe esse caso de rinoplastia para nariz caucasiano.
A paciente foi avaliada de acordo com os protocolos indicados para a primeira consulta.
Queixa principal: giba nasal, nariz comprido e ponta caída – principalmente na hora em que sorria.
A avaliação realizada de acordo com os parâmetros de análise de simetria e proporcionalidade nasal auxiliou no diagnóstico e na identificação do nariz que, por sua vez, possuía angulação naso-labial menor de 95 graus e comprimento nasal maior do que a distância dos lábios inferiores (meio da boca) até o queixo.
Indicação cirúrgica: rinoplastia redutora.
Tipo de rinoplastia: Redutora
Tempo de cirurgia: Entre 2 e 3 horas
Tipo de anestesia: Geral
Manejos utilizados:
Não houve necessidade de manejos nas asas nasais, posto que sua estrutura já se encontrava afinada, dentro dos padrões estabelecidos pelos parâmetros de análise de simetria e proporcionalidade nasal.
O caso em questão apresentou uma evolução rápida e favorável, com poucos hematomas. Entre dois e três meses após o procedimento, já foi possível perceber a redução de tamanho e uma proporcionalidade maior do nariz em relação à face da paciente, principalmente se visto de perfil.
Com cerca de oito meses, o edema já se encontrava totalmente absorvido.
Os casos relatados nessa série de artigos são ilustrativos, com o intuito de facilitar o entendimento das técnicas utilizadas, buscando o resultado pretendido.
É importante dizer que cada caso é único, assim como a rinoplastia realizada e a evolução pós-operatória, dependendo, principalmente, do organismo de cada paciente.
No caso dos narizes caucasianos, há sim uma maior previsibilidade de resultado, no entanto, esta não pode ser entendida como promessa.
Caberá ao cirurgião escolhido a avaliação minuciosa e pormenorizada de cada caso, bem como o esclarecimento das técnicas escolhidas e possibilitadas pela rinoplastia, na tentativa de solucionar a queixa principal do paciente, preservando seus traços e características étnicas e pessoais, visando um resultado natural.
Saiba como encontrar um bom cirurgião .
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados