Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Depois de analisarmos os casos de rinoplastia para nariz caucasiano e nariz negroide, a nossa série de artigos segue com a análise de um caso de rinoplastia para nariz asiático.
Apesar de não ser um dos tipos de nariz mais operados, os narizes do tipo asiático também têm seu espaço nas rinoplastias. Esses casos são menos frequentes, mas merecem atenção.
Continue a leitura desse artigo e confira a análise de caso da cirurgia realizada em um nariz que se enquadra nessa categoria.
O nariz do tipo asiático, também chamado de nariz oriental, é encontrado, geralmente, em pessoas que possuem descendência indígena ou asiática e traz consigo as seguintes características:
– Ponta pouco projetada, bulbosa e larga
– Base nasal alargada
– Cartilagens curtas e menos resistentes
– Dorso nasal baixo – em alguns casos, quase que
– Pele grossa e oleosa
A relação dessas características com problemas funcionais é incomum. Isso faz com que a queixa principal dos pacientes seja a proporcionalidade e o equilíbrio faciais, primordialmente.
A paciente foi avaliada de acordo com os protocolos indicados para a primeira consulta.
Queixa principal: nariz pouco definido, dorso muito baixo, ponta arredondada, sem projeção.
Através dos parâmetros de análise de simetria e proporcionalidade nasal pôde-se concluir, de fato, que o nariz possuía um dorso muito baixo e que era curto. As asas nasais também foram percebidas mais largas, sugerindo a necessidade da correção.
Indicação cirúrgica: rinoplastia de aumento com correção de ponta nasal.
Tipo de rinoplastia: rinoplastia de aumento com correção de ponta nasal.
Tempo de cirurgia: Entre três e quatro horas
Tipo de anestesia: Geral
Manejos utilizados:
Os manejos realizados na rinoplastia seguiram o planejamento cirúrgico definido entre cirurgião e paciente com base nos parâmetros de análise de simetria e proporcionalidade nasal , priorizando as proporções faciais, os traços étnicos e as características pessoais da paciente.
A margem de previsibilidade para rinoplastias de aumento – como nesse caso – são tão boas quanto para as de redução. Portanto, a evolução da paciente foi satisfatória, com a percepção do resultado já nos primeiros meses de pós-operatório – nariz com dorso mais alto e com a base nasal readequada – principalmente, visto de perfil.
Os casos relatados nessa série de artigos são ilustrativos, com o intuito de facilitar o entendimento das técnicas utilizadas, buscando o resultado pretendido.
É importante dizer que cada caso é único, assim como a rinoplastia realizada e a evolução pós-operatória, dependendo, principalmente, do organismo de cada paciente.
Caberá ao cirurgião escolhido a avaliação minuciosa e pormenorizada de cada caso, bem como o esclarecimento das técnicas escolhidas e possibilitadas pela rinoplastia, na tentativa de solucionar a queixa principal do paciente, preservando seus traços e características étnicas e pessoais, visando um resultado natural.
Saiba como encontrar um bom cirurgião .
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados