Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
As alternativas encontradas hoje para a alteração do formato nasal são bem-vindas, quando bem utilizadas e com o material indicado. A rinomodelação pode ser feita para o refinamento do nariz e para a correção de pequenas deformidades e o ácido hialurônico é o material mais indicado para esse procedimento.
Os pacientes que se submetem a uma rinomodelação não estão impedidos de fazerem uma rinoplastia. O ácido hialurônico é o material mais indicado para o procedimento, por ser absorvível e mais fácil de ser removido durante uma cirurgia de nariz. Já o PMMA não é absorvido pelo organismo, o que torna a sua retirada mais complexa, mas não inviabiliza a cirurgia.
O artigo de hoje traz uma análise de caso fictícia, para ilustrar como é feita uma rinoplastia em um nariz que foi previamente remodelado com o uso de PMMA.
Polimetilmetacrilato é o composto conhecido como PMMA.
Trata-se de um material não absorvível pelo organismo humano, ao contrário do ácido hialurônico.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, esse material utilizado em grandes quantidades pode causar reações inesperadas como: necroses, nódulos, inflamações e rejeições.
Apesar de não indicado, ele ainda é utilizado para preenchimentos no nariz como uma alternativa para pacientes que ainda não se decidiram pela rinoplastia.
É importante dizer que o fato de ter um nariz remodelado com PMMA não impede uma rinoplastia, ainda que torne o procedimento mais complexo e desafiador para o cirurgião.
Acompanhe o caso abaixo e veja como a cirurgia deve ser feita, nesses casos.
A paciente foi avaliada de acordo com os protocolos indicados para a primeira consulta.
Queixa principal: giba nasal e ponta caída previamente corrigidas com PMMA.
Depois de constatar a quantidade de PMMA inserida no nariz, o plano cirúrgico pôde ser traçado. A rinoplastia planejada visava retirar o produto e corrigir as deformidades queixadas pela paciente. Através de fotos antigas, anteriores à rinomodelação, foi possível ter uma ideia de como era o nariz e das correções necessárias, assim que o material fosse retirado, durante a rinoplastia.
A previsibilidade apontava para um nariz com formatos naturais, sem giba nasal, com a ponta levemente elevada e sem PMMA.
Tipo de rinoplastia: rinoplastia primária para correção de giba nasal, rotação de ponta e retirada de PMMA.
Tempo de cirurgia: Entre três e quatro horas.
Tipo de anestesia: Geral
Manejos utilizados:
Nesse caso, a reconstrução com enxertos foi obrigatória. Houve necessidade de utilizar uma grande quantidade de enxertos costais, em virtude da alteração importante da estrutura nasal, após a retirada do PMMA.
A paciente teve uma evolução positiva durante o pós-operatório, ainda que tenha relatado uma demora maior para a absorção dos edemas e hematomas e uma dormência na região do lábio superior e dos dentes.
Os casos relatados nessa série de artigos são ilustrativos, com o intuito de facilitar o entendimento das técnicas utilizadas, buscando o resultado pretendido.
É importante dizer que cada caso é único, assim como a rinoplastia realizada e a evolução pós-operatória, dependendo, principalmente, do organismo de cada paciente.
Saiba como encontrar um bom cirurgião .
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados