Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Quem convive com algum incômodo relacionado à funcionalidade nasal ou aos aspectos da simetria facial ligados ao nariz acaba buscando por um profissional que possa solucionar suas queixas, através de cirurgia, por exemplo.
Assim que a decisão é tomada a pesquisa se inicia, geralmente, através de indicações de pessoas conhecidas, ou até mesmo por meio de buscas realizadas na internet. (Saiba mais sobre como encontrar um bom cirurgião clicando aqui).
Depois dos profissionais escolhidos é hora de agendar a primeira consulta. Mas o que acontece nesse primeiro encontro? O que os candidatos aos procedimentos ligados ao nariz devem esperar desse momento?
O artigo de hoje tem por objetivo apresentar o que é tratado e discutido durante a primeira consulta para uma rinoplastia.
Assim que o dia da consulta chega, o candidato deve se preparar para informar ao cirurgião tudo o que lhe incomoda. Além disso, o histórico médico também deverá ser passado. O profissional precisa tomar conhecimento de todos os procedimentos realizados na região – tanto cirúrgicos quanto estéticos. Para tanto, uma primeira conversa é fundamental, antes mesmo de realizar o exame físico.
Todas as queixas são levadas em consideração. Partindo daí, o cirurgião examina minuciosamente o nariz da paciente, realizando as medidas orientadas pelos parâmetros de simetria facial. Nesse mesmo momento, alguns médicos fotografam o rosto da paciente de diversos ângulos e, atualmente, muitos deles já contam com a ajuda de softwares que possibilitam uma melhor visualização do resultado pretendido. Dessa forma é possível esclarecer qual o manejo que mais se encaixa para a solução da queixa trazida pelo paciente.
É preciso lembrar que não há promessa de resultados, apenas uma demonstração simulada da previsibilidade do que se pode alcançar com o procedimento.
O cirurgião orienta sobre os períodos pré e pós-operatórios, esclarecendo todas as dúvidas que venham a ser questionadas durante a consulta. É na primeira consulta que os exames complementares e de risco cirúrgico são solicitados e o orçamento para o procedimento é repassado ao candidato.
Se for da vontade do paciente em seguir com aquele cirurgião escolhido, o próximo passo é realizar os exames solicitados pelo cirurgião que, geralmente incluem:
– Tomografia dos seios da face
– Avaliação cardiológica
– Exames de sangue e urina
Já foi dito que o primeiro encontro com o cirurgião é um momento para detalhar as queixas e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir sobre o procedimento, e tudo o que a ele está envolvido.
Siga a lista básica de perguntas que geralmente são feitas em consultório, durante a primeira consulta.
– Onde é realizada a cirurgia?
– Quais são os riscos envolvidos?
– Quais cuidados devem ser tomados antes e depois do procedimento?
– Que anestesia é utilizada?
– Quanto tempo de internação?
– Como é o pós-operatório?
– Quando é feito o retorno pós-cirúrgico?
– Como são as cicatrizes desse procedimento?
– Quando é possível ver o resultado?
Cabe ao cirurgião responder essas e outras questões que possam surgir no momento da consulta. Ele tem o dever de responder a todas elas e, certamente, não medirá esforços para que o candidato ao procedimento esteja completamente esclarecido quanto ao procedimento que deseja realizar.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados