Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Ainda que não seja mais autorizada pela ANVISA, a bioplastia no nariz é ainda uma das técnicas não cirúrgicas utilizadas para as alterações no formato nasal.
A grande diferença entre essa técnica e a rinomodelação com ácido hialurônico é que na bioplastia utiliza-se de um material chamado Polimetilmetacrilato, que não é absorvível pelo organismo.
Utilizados de maneira correta e nas proporções adequadas, esses materiais conseguem fazer uma mudança considerável nos narizes, porém, alguns pacientes costumam procurar os cirurgiões de rinoplastia para realizar mudanças com maior durabilidade.
A Rinoplastia em um nariz que já tenha passado por uma rinomodelação ou bioplastia é possível, no entanto, requer maior habilidade do cirurgião.
Acompanhe essa análise de caso e entenda o porquê.
Ambos os produtos têm a capacidade de remodelar o nariz. A diferença é que o ácido hialurônico é absorvível pelo organismo e o PMMA não.
Por ser um preenchimento definitivo, o PMMA deixa o organismo mais suscetível a complicações como a necrose, nódulos, inflamações e rejeições, por exemplo.
Por vezes, após realizarem a bioplastia ou o preenchimento com ácido hialurônico, o paciente decide pela rinoplastia.
Apesar de mais complexa, a cirurgia no nariz é possível, ainda que o produto esteja ali.
A paciente foi avaliada de acordo com os protocolos indicados para a primeira consulta.
Queixa principal: largura do nariz e altura de dorso.
Durante a primeira consulta, a paciente relatou os motivos pelos quais havia optado pela bioplastia com PMMA. O fato é que com o passar do tempo, percebeu o nariz mais largo e se incomodou. Pelo exame físico, não é possível determinar a quantidade de produto, mas a necessidade de enxerto pode ser prevista.
Os exames de imagem confirmaram a presença do PMMA e o plano cirúrgico foi traçado para a melhora da largura do nariz, com a retirada do produto e com a reformulação do formato nasal, para um resultado natural e refinado.
Tipo de rinoplastia: rinoplastia primária, para refinamento nasal, com retirada de polimetilmetacrilato.
Tempo de cirurgia: quatro horas.
Tipo de anestesia: Geral
Manejos utilizados:
• Retirada do polimetilmetacrilato
• Enxertos de septo para reestruturação do septo nasal.
• Suturas e enxertos na ponta nasal para conferir maior sustentação e melhor altura.
O procedimento cirúrgico transcorreu bem, dentro da complexidade esperada. Foi possível remover todo o material da bioplastia, deixando a cavidade nasal limpa de PMMA, pronta para receber os enxertos que dariam a altura do dorso e um formato mais fino para o nariz.
Os hematomas no pós-operatório imediato eram esperados, devido ao trauma na região interna do nariz que acaba sendo maior, para a retirada do produto. No entanto, a mudança foi notável: o nariz estava mais fino, com a ponta melhor projetada e mais delicada.
A paciente não se queixou de dor ao acordar e teve alta médica no mesmo dia.
Espera-se que em cerca de 3 meses os edemas já sejam absorvidos, possibilitando notar o resultado de perfil do novo nariz.
Os casos relatados nessa série de artigos são ilustrativos, com o intuito de facilitar o entendimento das técnicas utilizadas, buscando o resultado pretendido.
É importante dizer que cada caso é único, assim como a rinoplastia realizada e a evolução pós-operatória, dependendo, principalmente, do organismo de cada paciente.
Saiba como encontrar um bom cirurgião .
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados