Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Anatomicamente falando, a relação nariz-sorriso é mais intensa do que se pode imaginar.
Alguns pacientes percebem mudanças no sorriso após uma rinoplastia. A maioria delas é passageira, mas em alguns casos, a alteração do sorriso é também permanente.
No artigo de hoje você vai entender:
– Porque esta influência existe
– Quais mudanças são transitórias
– Quais mudanças são permanentes
A maxila (região da arcada dentária superior) tem uma relação direta com a estrutura nasal.
Ossos e músculos estão interligados, o que faz com que qualquer alteração nestas estruturas provoque, consequentemente, uma mudança da posição do lábio superior.
É preciso dizer que algumas mudanças e sensações são transitórias, porém, outras, são definitivas.
Há, no entanto, pacientes que não desejam alterar o sorriso. Cabe ao cirurgião, após a realização de uma avaliação, explicar o que poderá ou não ser feito em cirurgia para manter o aspecto do sorriso.
As alterações na base nasal, com uma utilização maior de enxertos ou remoção do músculo depressor do septo nasal provocam inchaço na região que acabam deixando a sensação de sorriso travado, até que o edema seja absorvido pelo organismo.
Este desconforto pode ser amenizado com massagens, compressas e uma dose a mais de paciência durante a recuperação.
Pacientes que apresentam projeção ou retração acentuada da maxila, geralmente, são os que mais percebem a alteração do sorriso – que é definitiva, nestes casos.
Em rinoplastias de redução, quando o nariz precisa ter a base diminuída, o lábio superior acaba sendo liberado.
Já nas rinoplastias de aumento e projeção de ponta nasal, quando é necessário utilizar enxertos na região da base do nariz, o sorriso fica mais valorizado.
Em ambos os casos, apesar de permanente, trata-se de uma mudança sutil que acaba fazendo com que o rosto fique mais harmonioso.
Apenas com uma avaliação minuciosa da sua estrutura facial será possível dizer como a rinoplastia vai interferir no seu sorriso e em que grau isso se dará.
O planejamento cirúrgico sempre é feito com base na queixa principal, considerando mudanças estruturais, de simetria e equilíbrio facial. Ou seja, ainda que haja alguma mudança definitiva no seu sorriso, esta será milimetricamente calculada, para que seus traços faciais continuem simétricos e, sobretudo, naturais.
É de responsabilidade do cirurgião discutir aberta e honestamente sobre as possibilidades, alternativas e possíveis interferências da cirurgia de nariz, não só em relação ao sorriso, mas também a todas as características faciais.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados