Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Quando um estudante entra na faculdade de medicina, ele ganha de presente um horizonte de opções para a carreira que poderá seguir.
São ao todo 55 especializações médicas que podem ser escolhidas pelos futuros profissionais.
Ao sair da faculdade, ele é considerado clínico geral. Se decide fazer uma especialização, chamada também de residência, ele recebe o título de especialista da área que escolheu atuar.
O artigo de hoje é destinado aos estudantes de medicina que desejam ingressar na carreira de especialista em rinoplastia. Mas também é uma forma de mostrar aos candidatos ao procedimento, quais os passos o seu cirurgião precisa ter seguido para poder realizar o procedimento pelo qual deseja.
O curso de medicina é tido, culturalmente, como um dos mais concorridos, no território brasileiro, apresentando a maior nota de corte no Exame Nacional do Ensino Médio.
Por 6 anos, o estudante se dedica diária e arduamente por aprender e apreender os mistérios do corpo humano e o tratamento de quadros – dos mais variados tipos. As disciplinas envolvem conteúdos variados incluindo citologia, parasitologia, bioquímica, genética, reprodução humana, saúde da criança e do adolescente, imunologia e outros – divididos na grade curricular que é dividida, basicamente, em três fases: Ciclo Básico, Ciclo Clínico e Internato.
Ao sair da academia, o médico entra então no mercado de trabalho, atuando como clínico geral, depois é claro, de conseguir seu registro no CRM do estado em que deseja atuar. Se, por ventura, deseja seguir carreira em uma das 55 especialidades médicas existentes e reconhecidas no país, deverá passar por uma especialização por pelo menos mais dois anos.
Até aqui, já conseguimos somar 8 anos de dedicação.
Para poder realizar cirurgias de rinoplastia, o médico pode seguir por dois caminhos diferentes – ou pela otorrinolaringologia ou pela cirurgia plástica.
No entanto, a especialização ideal para o profissional que deseja ingressar na carreira de especialista em rinoplastia é a otorrinolaringologia, já que o profissional se aprofunda melhor nos estudos da estrutura, fisiologia e das patologias nasais e nasosinusais.
A partir daí, ele deverá fazer uma nova especialização na área da rinologia – que pode agregar serviços voltados para a funcionalidade e estética. Outra opção é fazer uma especialização na área de cirurgia plástica facial, para entender e se aprofundar nas minúcias da face humana.
A sub-especialização é fundamental tanto para quem parte da otorrinolaringologia quanto para quem opta pela cirurgia plástica.
A curva de aprendizado é longa e é necessário dedicação e treino, por parte do médico que deseja realizar cirurgias de nariz. O profissional deverá se manter atualizado e adquirir um senso crítico para atuar na área. Para tanto, é importante a presença em congressos, simpósios, palestras e eventos em geral que sejam voltados para essa especialidade.
A rinoplastia é uma cirurgia que envolve riscos como qualquer outra e, sobretudo, lida com uma região do corpo que exige atenção, dedicação e experiência do profissional que deseja seguir essa carreira.
Saiba como encontrar um bom cirurgião clicando aqui.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados