Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
“Meu nariz não combina com meu rosto” é uma das frases mais ouvidas por cirurgiões especializados em rinoplastia. Estar insatisfeito com o nariz é uma realidade bastante recorrente para grande parte da população.
A rinoplastia é a cirurgia indicada para a correção da funcionalidade e também dos fatores ligados à proporcionalidade do nariz em relação à face.
O formato do rosto é um dos principais parâmetros analisados pelo cirurgião, para que seja possível amenizar as queixas trazidas pelos candidatos. Mas de que forma ele pode influenciar no planejamento da rinoplastia?
Os formatos de rosto mais comuns são:
REDONDO – com altura e largura praticamente iguais
OVAL – a testa, nesse formato de rosto, costuma ser ligeiramente mais larga do que o queixo
QUADRADO – possui traços marcantes e retos principalmente na testa e na região maxilar.
TRIANGULAR – nesse formato, com testa mais larga que o queixo, os traços são, geralmente mais finos.
ALONGADO – quando a altura do rosto é maior do que a largura
CORAÇÃO – também chamado de triângulo invertido, esse formato de rosto é marcado pela testa que é mais larga do que a região do maxilar.
A verdade é que não é apenas o formato do rosto que determinará o planejamento da cirurgia. Existem outros fatores a serem considerados. Você pode conhecer quais são explorando outros artigos do nosso blog.
Mesmo que a generalização não seja o melhor caminho a ser seguido, é possível dizer que rostos finos se harmonizam mais com narizes delicados, mais projetados e finos, enquanto que rostos mais redondos, combinam melhor com narizes mais largos.
Como a busca é sempre pela naturalidade e harmonização, é necessário analisar as características faciais como um todo, avaliando quais pontos do nariz podem ser melhorados.
Ainda na primeira consulta, o paciente passa por uma avaliação clínica e, por meio de um conjunto de procedimentos e parâmetros, é possível identificar eventuais desproporcionalidades entre formato de nariz e o formato do rosto.
Para entender como é feita essa análise e como o rosto pode influenciar no planejamento da rinoplastia, é preciso saber que uma face proporcional é composta por uma série de medidas e angulações.
Independentemente do formato do rosto, essas medidas são utilizadas para determinar o que de fato pode e deve ser feito em uma cirurgia de nariz para que haja ganhos em termos de proporcionalidade e harmonização facial.
Você pode conferir essas medidas estéticas nasais clicando aqui.
Para que um novo formato de nariz seja desenhado, o cirurgião leva em consideração outros aspectos faciais, como por exemplo:
O candidato a uma rinoplastia precisa ter em mente que o cirurgião está apto a planejar a rinoplastia de forma que o resultado seja único, de acordo com as suas características. Cabe portanto, ao profissional, alinhar expectativa e realidade, além, é claro, de não ignorar as questões funcionais do nariz, no planejamento cirúrgico.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
www.instagram.com/dr.ricardoferri
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados