Sentirei dor após me submeter a uma plástica no nariz?
A maioria dos pacientes se queixa apenas de desconforto e uma leve sensação de resfriado. Quando existe dor, analgésicos comum são suficientes.
Por quanto tempo não poderei trabalhar após a plástica?
O tempo para uma recuperação completa depende do tipo de cirurgia. De modo geral, o tempo mínimo é de quatro dias. O uso de curativos é sempre necessário pelo prazo de sete dias, o que determina o convívio em determinados de trabalho, ou até mesmo sociais. Mas não é impeditivo.
Desvio de septo: quando a cirurgia se faz necessária?
A cirurgia para desvio de septo depende mais drasticamente do paciente e das queixas que ele apresenta. Muitas pessoas apresentam o desvio do septo, mas não apresentam contudo as queixas. Algumas vezes o desvio pode ser grande e não haver queixa, às vezes o contrário, ser pequeno e haver.
A idade ideal, contudo, é a partir de 16 anos, quando o crescimento septal está completo. Em casos mais severos a cirurgia pode ocorrer abaixo desta idade.
A cirurgia é realizada por intermédio de uma pequena incisão na mucosa nasal, sem deixar cicatriz externa, podendo ou não se excisar parte da cartilagem ou do osso.
Qual a diferença entre a cirurgia estética e a cirurgia reparadora?
A cirurgia estética, ou cosmética, está relacionada com a reestruturação, ou modelagem, do contorno corporal com a intenção de melhorar a aparência.
Sentirei dor após me submeter a uma plástica no nariz?
A maioria dos pacientes se queixam apenas de desconforto e uma leve sensação de resfriado. Quando existe dor, analgésicos comum são suficientes.
Qual a diferença entre a cirurgia estética e a cirurgia reparadora?
A cirurgia estética, ou cosmética, está relacionada com a reestruturação, ou modelagem, do contorno corporal com a intenção de melhorar a aparência.
Que recomendações devo seguir após a cirurgia?
– A alimentação é livre apenas no segundo após a cirurgia. Prefira, contudo, alimentos mais leves e mais saudáveis, em temperaturas mornas. Evite bebidas e alimentos quentes.
– Evite tomar vento ou friagem nos três primeiros dias após a cirurgia.
– Evite se expor ao sol por um período de 60 dias.
– Evite realizar atividades que aumentem a pressão sanguínea, como esforço físico, musculação ou qualquer outra prática esportiva, atividade sexual, etc.
– Evite assoar ou esfregar o nariz.
– Usar de delicadeza quando for lavar o rosto, os cabelos, ou quando fizer uso de cosméticos.
– Retornar à consulta médica na data agendada pelo médico.
– Não dar importância à obstrução das narinas. Lave o nariz a cada duas horas, passando pomada em seu interior, com a ajuda de um cotonete, duas vezes por dia. A obstrução nasal se inicia no primeiro ou no segundo dia da cirurgia, e vai permanecer congestionado até que o nariz comece a desinchar. Isto ocorre normalmente a partir do terceiro dia do pós-operatório.
– É normal que o nariz mantenha um leve sangramento no primeiro dia. E, após o início das lavagens, passará a sair uma secreção sanguinolenta mais clara, que durará pelos primeiros dias. A lavagem deve ser mantida durante todo o pós-operatório, durante uns 30 dias.
– Não usar óculos até que lhe seja autorizado. Caso o uso seja imprescindível, solicite a orientação de seu médico para como fazê-lo.
– Não se preocupar com as formas intermediárias assumidas pelo nariz nas fases pelas quais passa, ficando coberto de edemas por diversos dias.
– Evite sensibilizar-se pelas opiniões de amigos e familiares durante a fase inicial. Quaisquer dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional.
– A cicatrização é um processo lento e gradual. Algum inchaço pode estar presente durante os primeiros meses, principalmente na ponta. A forma do nariz estará mais próxima do resultado final de dois a seis meses após a cirurgia, em alguns casos apenas dentro de um ano.
Orientações Pré e Pós-Operatórias
– Jejum total, de líquidos e sólidos, de oito horas antes do procedimento.
– Caso faça uso de alguma medicação para pressão, tireóide ou use calmantes, deverá manter seu uso até o dia da cirurgia, tomando- com 5ml de água.
– Suspender AAS e anti-inflamatórios 10 dias antes da cirurgia.
– Suspender fórmulas de emagrecimento entre 20 e 30 dias antes da cirurgia.
– Qualquer medicação além das mencionadas deve ter seu uso questionado pelo médico.
– Junto de si deve ser levados alguns objetos de natureza pessoal, como chinelos, sabonete, escovas de dente, creme dental e pentes de cabelo.
– Não utilizar, durante a cirurgia, maquiagem, esmalte, grampos e presilhas de cabeça, lentes de contato, próteses, jóias, piercings, talco, cremes, perfumes e não se deve chegar ao hospital com os cabelos molhados.
– Deve-se trazer junto de si todos os exames laboratoriais realizados, como raios-x, tomografias, etc.
– Caso estreia gripado ou resfriado, com tosse ou febre, este deve retornar uma semana antes da cirurgia para ser avaliado e confirmar ou não o acontecimento da cirurgia.
– Para os pacientes que utilizarem Convênios Médicos, às vezes será necessário que levem para a internação uma guia autorizada pelo mesmo, com uma senha ou um protocolo. Esta necessidade deve ser verificada com antecedência, para evitarem-se contratempos de última hora, como o cancelamento da cirurgia.
Orientações Pós-Operatórias e Gerais
– Logo após a cirurgia, o médico terá de falar com algum familiar para que o procedimento lhe seja explicado juntamente com as indicações para o período pós-operatório. É, portanto, necessário que algum relativo permaneça no hospital.
– Quando da ocasião de receber alta hospitalar, o paciente deverá estar acompanhando de algum parente responsável.
– O paciente não deverá dirigir veículo quando retornar da internação. Não é igualmente aconselhável o uso de ônibus, trem ou metrô, pois no caso de alguma incoerência, há que se retornar imediatamente para o hospital.
Cirurgias Nasais
O paciente já acorda, após a cirurgia, respirando pelo nariz. Isto ocorre porque o uso do equipamento de vídeo proporciona uma melhor hemostasia (ou seja, a parada do sangramento) por intermédio da eletrocoagulação dos vasos. Isto ajuda a evitar a formação de inchaços e hematomas na região operada.
Nos primeiros três dias, o repouso deve ser o mais importante. Depois disto o repouso passa a ser relativo, evitando-se calor e esforços físicos durante a primeira semana. A partir da segunda semana esforços físicos estão liberados.
É muito importante se manter constante a lavagem nasal com uso de soro fisiológico ou com outras soluções semelhantes.
A rinoplastia pode piorar minha respiração?
Não deve.
A maioria das rinoplastias são cirurgias redutoras, consequentemente pode ocorrer uma diminuição da área respiratória.
Por isto é muito importante uma avaliação funcional além da estética no pré-operatório, muitas vezes até com exames complementares como tomografia de seios da face ou exames endoscópicos nasais. Em todas as cirurgias plásticas nasais a preocupação com a função é obrigatória, em muitas é necessário a correção de alterações como desvios de septo e ou cirurgias de conchas nasais.
Cada paciente deve ser avaliado individualmente e realizado a programação cirúrgica focado no resultado estético e funcional.
Posso escolher o nariz que desejo?
Não.
Cada pessoa tem um tipo de anatomia, tipo de pele, tamanho e várias outras características individuais.
O resultado precisa sempre ter naturalidade, proporcionalidade e harmonia com a face. Sendo assim, cada tipo de nariz tem um potencial de resultado e é muito importante que o cirurgião avalie corretamente e saiba orientar o paciente sobre o provável resultado esperado, e quais são limitações caso existam.
Lembrando que além do resultado estético, a rinoplastia precisa manter uma boa função nasal.
O edema no pós-operatório é diferente dependendo do tipo de nariz?
Sim.
1. As cirurgias que não precisam das osteotomias (fraturas) nos ossos nasais incham menos, consequentemente desincham mais rapidamente.
2. Diferentes tipos de pele. Pele fina atingem resultados mais rápidos do que pacientes de pele grossa.
3. Narizes de aumento, ou seja, técnica cirúrgica que envolve projeção de ponta, e aumento de dorso. A cirurgia “estica” a pele, então apesar do edema, o resultado já é observado mais rapidamente.
Sendo assim, os resultados mais rápidos são os pacientes de pele fina com rinoplastia de aumento. E os mais lentos são os narizes de redução tanto de dorso quanto de ponta e com pele grossa. Lembrando que estas são observações gerais e que cada paciente tem seu tempo de recuperação, sendo acompanhado até o resultado definitivo.
Quando minha rinoplastia vai chegar ao resultado definitivo?
O edema (inchaço) que ocorre no pós-operatório (PO) de rinoplastia se inicia algumas horas após a cirurgia e atinge seu pico máximo entre o terceiro e o quarto dia de PO.
A partir daí, terá uma fase rápida de absorção até os primeiros 10-15 dias, depois continuará a ser absorvido, mas de uma maneira mais lenta.
Nesta fase, a drenagem linfática através de massagens em geral é indicada e em casos específicos podemos usar tratamentos medicamentosos para acelerar a absorção do edema.
Quando atingimos 3-4 semanas da cirurgia, realizamos as primeiras fotos para avaliar a evolução do grau de edema e fazermos a primeira comparação em relação às fotos do pré-operatório. O resultado do perfil nasal em geral é o primeiro a ser definido ao redor de 8-10 semanas.
A ponta nasal costuma ser a região mais lenta, podendo atingir o resultado definitivo até 1 ano após o procedimento. Em alguns casos, a ponta ainda evoluiu um pouco mais mesmo após 1 ano. Lembrando que cada paciente tem uma evolução e seu acompanhamento será individualizado e até o resultado definitivo.
Atividades físicas no pós-operatório.
O retorno às atividades físicas vai depender da técnica utilizada e também se foi associada uma cirurgia de conchas nasais como a turbinectomia ou cirurgia de seios da face como a sinusectomia. Na rinoplastia e na rinosseptoplastia a atividade física aeróbica leve pode retornar a partir de 15 dias. A atividade física plena, com esforço mais intenso como a musculação é liberada entre 3 a 4 semanas. Quando está associada a cirurgia de conchas nasais , a atividade física só deve se iniciar após 30 dias. Já quando existe a chance de trauma, como esportes com bola tipo futebol, vôlei, o cuidado precisa ser maior, é recomendado após 3 meses da cirurgia.