Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Todos os pacientes questionam: “Doutor, meu nariz vai sangrar no pós-operatório?
No artigo abaixo você confere todas as informações necessárias sobre o sangramento no pós-operatório de uma rinoplastia.
O nariz é uma das regiões mais vascularizadas do corpo. Em todas as rinoplastias, além das cartilagens e ossos, os vasos sanguíneos também são manipulados.
Mesmo com equipamentos de última geração que minimizam os traumas na região, é possível que o nariz sangre, nas primeiras 24h pós-rinoplastia.
O sangramento relatado no pós-operatório de uma cirurgia de nariz é de baixo volume e costuma cessar naturalmente. É uma condição passageira muito comum da rinoplastia, principalmente quando as lavagens nasais e a alimentação leve são iniciadas.
Quando há doença coagulatória não diagnosticada previamente – cerca de 1% dos casos – pode haver maior volume de sangue saindo do nariz.
Classificado como pós-traumático, o sangramento é de baixo volume e não demanda preocupação. No entanto, será necessário trocar as gazes sempre que for necessário, mantendo a região limpa e seca.
As lavagens nasais são indicadas para auxiliar a cessação do sangramento.
– O sangramento for de alto volume
– Se o sangramento não cessar após 48h de cirurgia
– No momento da retirada do curativo houver sangramento, sem causa traumática.
Algumas orientações são passadas ao paciente pela equipe e tem relação direta com a tentativa de evitar o sangramento pós-rinoplastia:
– Evitar exposição solar
– Evitar esforço físico
– Não assoar o nariz
– Manter a cabeça elevada
– Evitar novos traumas na região
– Evitar banhos muito quentes
– Aplicar compressas frias
– Realizar a lavagem nasal
Seguir essas orientações à risca pode auxiliar a cessar o sangramento e evitar que novos episódios ocorram, durante a recuperação da cirurgia.
É fundamental que o paciente realize todos os exames pré-operatórios para identificar alguma adversidade que possa aumentar o risco de sangramento tanto durante a cirurgia, quanto no período de recuperação.
É importante lembrar que cada paciente é único. Há casos, inclusive, de não ocorrer sangramentos nem mesmo no pós-operatório imediato. No entanto, a relação médico-paciente deve ser direta e o cirurgião, por sua vez, deve se colocar à disposição para atender o paciente em casos de urgências e emergências.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados