Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Depois de muita pesquisa para escolher o cirurgião responsável pela sua rinoplastia, finalmente a data da cirurgia é marcada. É normal que as expectativas se voltem para o grande dia e, principalmente, para o resultado do procedimento. Mas é preciso que o paciente se preocupe também com o período pré-operatório. Ele é decisivo para que a cirurgia seja bem-sucedida e os efeitos sejam satisfatórios.
Nesse sentido, a primeira consulta é, sem dúvida, o momento mais importante de todo o processo. É quando acontece o primeiro contato entre médico e paciente, além de ser o momento decisivo em que o cirurgião afirma ou não a necessidade do procedimento.
Por isso, aproveite ao máximo para tirar todas as dúvidas sobre o procedimento. Conte as suas insatisfações e queixas a respeito da proporcionalidade do seu rosto e da respiração como um todo. Fique tranquilo se esquecer de alguma coisa: o cirurgião, certamente, fará as perguntas necessárias para que a cirurgia aconteça com tranquilidade e segurança para ambas as partes.
EXAMES
Na primeira consulta já é possível fazer a análise clínica minuciosa das estruturas internas e externas por meio de palpação e fotos. Os exames para análise de risco cirúrgico também são solicitados na primeira consulta e podem ser classificados da seguinte forma:
Necessários (aqueles de realização indiscutível)
Hemograma completo
Coagulograma:
Bioquímica básica: Glicose, Ureia, Creatinina, Sódio, Potássio, Beta-HCG para mulheres em idade fértil
Eletrocardiograma
Facultativos (aqueles que dependem da avaliação feita pelo médico)
Raio X do tórax
Tomografia dos seios nasais
Ecocardiograma
Saiba mais sobre as quatro etapas da avaliação funcional no período pré-operatório clicando aqui.
PLANEJAMENTO DA CIRURGIA
Com os exames em mãos, o paciente volta ao consultório para que a cirurgia seja planejada. Cabe ao cirurgião explicar, de forma clara, como se dará o procedimento, para que o candidato saiba exatamente o que será feito e como será feito.
Quanto às expectativas, é importante que elas sejam alinhadas, posto que não há garantia de resultado. Por isso a importância de seguir todas as instruções a respeito dos cuidados que o paciente deve tomar até o dia da cirurgia, bem como sobre o pós-operatório.
OUTRAS DICAS DO PRÉ-OPERATÓRIO
Não há um preparo específico para uma rinoplastia, no entanto, algumas práticas e condutas são sugeridas para auxiliar na melhora do resultado e no procedimento em si.
Evitar o cigarro por, no mínimo, 15 dias antes da cirurgia
Evitar remédios anticoagulantes
Evitar esportes de impacto na semana anterior à cirurgia.
Avisar a equipe médica em caso de necessidade do uso de alguma medicação não usual, ou em caso de infecções, febres e demais doenças
A grande verdade é que todas as etapas do processo operatório (pré, durante e pós) devem ser levadas a sério, tanto pelo cirurgião, quanto pelo paciente. O resultado não acontece sozinho e requer atenção, dedicação e cuidado de ambas as partes.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados