Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
A primeira consulta com um cirurgião de rinoplastia envolve muito mais do que só a avaliação da estrutura nasal. É nesse momento que a relação de confiança entre cirurgião e paciente é construída.
Continue a leitura deste artigo e veja o passo a passo desse primeiro encontro.
– O que o cirurgião precisa avaliar?
– O que você deve perguntar?
– Como ter a certeza de que encontrou o profissional certo para a realização da sua cirurgia?
No primeiro momento desse encontro você precisará dizer ao cirurgião o que o levou até o consultório. Conte absolutamente tudo:
– Seus incômodos: não só relacionados à estética, mas também à qualidade da respiração. Diga ao cirurgião quais são os aspectos do seu formato nasal que lhe causam desconforto, se há dificuldade para respirar e há quanto tempo convive com ela.
– Procedimentos prévios: o cirurgião precisará ouvir de você quais foram os passos percorridos até este momento. Diga se você já fez algum procedimento estético – rinomodelação ou bioplastia de nariz – ou cirúrgico e há quanto tempo foi realizado.
– Seus medos: esse é o momento de desmistificar todos os seus receios quanto à cirurgia que pretende fazer. O cirurgião deverá te esclarecer as dúvidas com transparência, para que você tome a sua decisão de maneira segura.
PERGUNTAS QUE PODEM SER FEITAS NESSE PRIMEIRO ENCONTRO:
– Onde é realizada a cirurgia?
– Quais são os riscos envolvidos?
– Quais cuidados devem ser tomados antes e depois do procedimento?
– Que anestesia é utilizada?
– Quanto tempo de internação?
– Como é o pós-operatório?
– Quando é feito o retorno pós-cirúrgico?
– Como são as cicatrizes desse procedimento?
– Quando é possível ver o resultado?
Agora caberá ao cirurgião fazer a parte dele, nesse encontro. Que é realizar o exame físico, levando suas queixas em consideração.
A avaliação também compreende as fotos do rosto, de perfil e frontal, seguidas de uma demonstração simulada das alterações que o cirurgião sugere, visando a correção das suas queixas.
Com as informações do seu histórico, do exame físico e da simulação, o cirurgião precisará pedir exames complementares que atestem sua condição física para a realização da cirurgia, como os exames laboratoriais e cardiorrespiratórios, além daqueles que mostrarão com mais detalhes a sua estrutura nasal, como a tomografia dos seios da face.
Você provavelmente sairá do consultório com a prescrição desses exames e, caso pretenda seguir com aquele cirurgião, já poderá agendar a data da sua cirurgia.
NÃO HESITE EM BUSCAR OUTRAS OPINIÕES
Você precisa se sentir 100% segura em relação à escolha do cirurgião logo na primeira consulta. Se isso não aconteceu, busque outras opiniões e conheça outros profissionais. É importante avaliar:conduta, profissionalismo, receptividade e abertura para esclarecimentos e mais informações.
Certamente, você saberá escolher a melhor opção.
É fundamental estar ciente de que o cirurgião precisa ter especialidade comprovada na área de cirurgia orofacial – seja ele um otorrinolaringologista ou um cirurgião plástico.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a promessa de resultado. Em hipótese alguma um profissional ilibado dirá com plena certeza que o resultado que você espera será o que se apresentará ao fim de todo o processo.
Fique sempre atento e boa cirurgia!
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados