Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Se você acompanha o nosso blog, já sabe que a rinoplastia é a cirurgia voltada para a correção da funcionalidade nasal e também das questões voltadas para simetria e proporcionalidade facial, através de técnicas que permitem modelar o nariz, solucionando ao máximo as queixas dos pacientes que chegam ao consultório.
Podendo alterar tamanho e formato nasais, largura das narinas, aumento de dorso e realinhar ângulos, a rinoplastia é uma técnica que – como qualquer outro procedimento médico – gera dúvidas aos candidatos.
Por esse motivo, esse artigo visa responder as dez perguntas mais frequentes voltadas para o procedimento. Se a sua dúvida não estiver entre as que responderemos abaixo, entre em contato através das nossas redes sociais e deixe sua pergunta. Será um prazer poder responder.
Geralmente, o paciente fica internado de seis a oito horas após o procedimento. Em alguns casos específicos, a internação pode perdurar até o dia seguinte.
Na maioria dos casos, a anestesia utilizada é a geral, por ser considerada mais segura e confortável tanto para o paciente, quanto para o cirurgião. É preciso lembrar que o paciente segue monitorado pelo médico anestesista durante todo o procedimento e que um pré-operatório bem feito é fundamental para garantir o bem estar do paciente no momento da cirurgia.
A rinoplastia fechada é tida como a primeira técnica cirúrgica utilizada para os procedimentos voltados para o nariz. Ainda utilizada por alguns profissionais para alterações mais sutis, o nariz é moldado através de incisões intranasais.
Essa técnica não dá ao cirurgião 100% da visão total do que está sendo feito, por isso, a rinoplastia aberta – técnica proposta por Rethi em 1921 – é a opção da maioria dos cirurgiões especializados no procedimento.
A rinoplastia aberta deixa toda a estrutura nasal exposta, permitindo ao cirurgião que faça o que for necessário – remodelação, remoção ou acréscimo de tecidos e cartilagem – de forma mais assertiva.
Uma das principais dúvidas dos candidatos à rinoplastia é sobre os desconfortos respiratórios após o procedimento. É preciso dizer que no pós-operatório imediato haverá sim um incômodo causado pelo edema e também pelos splints nasais. No entanto, essa é uma condição passageira e entre sete e dez dias o paciente volta a respirar normalmente pelo nariz.
Quando a cirurgia termina, são colocados os splints nasais – tubo de silicone posicionado no interior do nariz para dar sustentação. As incisões são protegidas com micropore e aquaplastic. Atualmente, poucos cirurgiões utilizam o tampão – motivo de receio da maior parte dos candidatos.
A dor é um dos principais pontos questionados na primeira consulta de um candidato à rinoplastia. Mesmo que seja uma questão relativa, a dor do pós-operatório de uma cirurgia de nariz é considerada leve e suportável, facilmente controlada com os analgésicos prescritos pelo cirurgião.
Candidatos de 15 anos já podem ser submetidos a uma rinoplastia, podendo haver exceções. É preciso analisar o período de crescimento e a maturidade do paciente.
Quando o paciente é visto de perfil, o resultado pode ser observado em torno de três meses após o procedimento. Entre oito e doze meses de cirurgia, quando o edema cede por completo, é possível perceber o resultado final.
Toda cirurgia envolve riscos e complicações e com a rinoplastia não é diferente. Apesar de raros, episódios de sangramento e infecções podem acontecer. Esses quadros são facilmente resolvidos com antibióticos (para as infecções) e um pré-operatório bem feito, que poderá indicar alguma dificuldade do corpo para a coagulação sanguínea.
É preciso estar atento e entrar em contato com o cirurgião caso algo esteja fora do previsto, dentro das orientações passadas por ele e sua equipe.
O pós-operatório de uma rinoplastia costuma ser bem tranquilo, exigindo do paciente um repouso moderado, compressas no local e lavagens com soro fisiológico. Alguns cuidados adicionais precisam ser tomados, como por exemplo:
O paciente deve ter ciência de que seguir as orientações passadas por seu cirurgião é fundamental para que o resultado seja preservado e, claro, sua saúde também.
As dúvidas aqui listadas foram um compilado do que costumamos receber por meio de nossas redes sociais. O cirurgião responsável por sua rinoplastia, no ato da primeira consulta, deverá esclarecer todas as suas perguntas relacionadas ao procedimento e ao que a ele está relacionado.
O conhecimento acerca de qualquer procedimento médico pelo qual você deseja passar é fundamental para a tomada de decisão. Não volte para casa com dúvidas. Você tem direito às respostas que estão relacionadas à sua cirurgia.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
www.instagram.com/dr.ricardoferri
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados