Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
A busca pela palavra rinoplastia no Google aumentou em mais de 200% durante a pandemia. Milhares de pessoas entenderam que esse era o momento certo para realizar o sonho da cirurgia do nariz e foram em busca de mais informações a respeito do procedimento.
Certamente, se depararam com sites e perfis de cirurgiões em toda parte do país. Agendaram primeiras consultas e puderam escolher os profissionais que realizariam a cirurgia que visa mudar o formato da estrutura nasal.
Os candidatos a uma cirurgia desse tipo devem estar cientes de que existem limites para sua realização, para que não caiam em falsas promessas, feitas por alguns cirurgiões e até por quem não é médico.
Este artigo, portanto, é um alerta quanto a algumas promessas feitas por esses profissionais. Continue a leitura e atente-se àquelas que você não deve acreditar.
Cada corpo é único e o tempo de recuperação também será.
A cicatrização do nariz, após uma rinoplastia, passa por fases, sendo que:
No pós imediato: o nariz se encontrará com poucos edemas e hematomas
De 24h a 3 dias após a cirurgia: haverá um inchaço gradativo, podendo causar a sensação de obstrução nasal.
Entre 4 e 7 dias após a cirurgia: o inchaço estacionará e começará a diminuir, também gradativamente.
Entre 7 e 15 dias após a cirurgia: esse edema diminuirá, para que o nariz continue cicatrizando internamente.
A partir desse momento, o nariz passará por outras fases de adaptação ao novo formato que compreenderão um inchaço moderado – principalmente na ponta e no dorso nasal – e o inchaço residual. É assim para todos os pacientes. Nenhuma etapa é deixada para trás.
O que significa que uma recuperação mais rápida pode sim depender parcialmente das técnicas utilizadas e do nível de trauma sofrido na cirurgia, no entanto, é a resposta do organismo nesse processo cicatricial quem dita a velocidade dos passos, nesse período.
Isso significa que um cirurgião não pode prometer uma recuperação mais rápida, diante das técnicas que utiliza.
Não existe promessa de resultado na medicina. Em nenhuma especialidade. Nas cirurgias estéticas, muito menos.
Ainda que hoje, com o advento da tecnologia e programas de computador que permitem a simulação da proposta de cirurgia, essa previsibilidade não deve ser confundida com promessa, em hipótese alguma.
O cirurgião deve ser claro ao informar ao paciente todas as possibilidades e deixa-lo ciente de que esses programas facilitam a visualização da correção daquela queixa, mas não garantem o resultado final.
O planejamento financeiro para uma cirurgia desse tipo é levado em consideração pelos candidatos, mas é preciso tomar cuidado.
Os valores são sim diferenciados, mas desconfie daqueles que são exageradamente baixos ou muito altos.
Além disso, lembrar que na medicina não pode haver divulgação de preço nas redes sociais e, muito menos, promoções. É proibido pelo conselho da classe.
Pesquise o histórico do seu cirurgião! Indicações de pessoas conhecidas que fizeram a rinoplastia com ele contam muito. Busque depoimentos espontâneos em perfis nas redes sociais, avalie as informações que ele passa além, é claro, do currículo, registros e qualificações profissionais dele.
Uma relação de confiança entre paciente e médico é fundamental para todo o processo e não deve ser baseada em falsas promessas.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados