Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Muita gente aproveita o período de férias para se submeter a procedimentos cirúrgicos, já que o paciente pode tirar esse tempo de folga para uma boa recuperação e se dedicar aos cuidados do pós-operatório. E estão certos em pensarem desta forma!
Porém, férias combinam com viagem, praia, sol, piscina, festividades. É justamente nesse ponto que os pacientes precisam se atentar. Apesar de ter um pós-operatório tranquilo, a rinoplastia também exige uma série de cuidados. É preciso resistir às tentações para que tudo transcorra sem nenhuma intercorrência.
No artigo de hoje, eu falo mais sobre esses cuidados. Continue a leitura e saiba como aproveitar o período de férias da melhor forma, se estiver acabado de sair de uma cirurgia do nariz.
O litoral é um dos destinos mais cobiçados no período de férias. Quem não ama sol, praia e bons momentos com a família e/ou amigos? Porém, tudo isso não combina com o pós-operatório de rinoplastia. A água salgada pode causar irritação na área operada.
Quanto à exposição solar, em geral, a orientação é aguardar que os hematomas tenham sido completamente absorvidos pelo organismo. Quando estar exposto ao sol for, de fato, inevitável, é imprescindível utilizar o filtro solar indicado, tendo passado ou não por um procedimento cirúrgico.
Atente-se! Algumas manchas formadas da combinação hematoma e sol podem não sair, exigindo novos procedimentos estéticos para sua remoção.
Outra grande tentação relacionada às férias diz respeito à alimentação e ao uso de bebidas alcoólicas. Acabou de sair de uma rino? O ideal é que se alimente com opções mais leves como: verduras, legumes, carboidratos bons e proteínas magras. E os alimentos precisam estar em temperatura ambiente, evitando comidas muito quentes.
E quanto ao álcool? Uma dúvida bastante comum. Não é uma boa opção nem antes, nem depois da cirurgia. As bebidas alcoólicas precisam ser evitadas por, no mínimo, 48 horas antes da cirurgia e sete dias após o procedimento.
Pode viajar de avião? Sim, claro. Contudo, também é preciso respeitar o tempo. E quando as viagens estão liberadas?
A menos que o paciente tenha uma obstrução nasal ainda importante ou edema acima do esperado, a viagem de avião pode ser liberada com cerca de 10 dias após a rinoplastia. Nos casos em que há associação com doença funcional como sinusite, por exemplo, o ideal é esperar um pouco mais.
É preciso estar ciente de que em virtude da alteração de pressão percebida durante os voos, o paciente poderá sentir algum desconforto. Inchaço, obstrução nasal e até mesmo alguns sangramentos podem ocorrer.
Se, para você, realizar a sua rinoplastia no período das férias é a melhor opção, basta seguir adiante e não se desviar das orientações do seu cirurgião quanto ao pré e ao pós-operatório. Ter um tempo tranquilo para que possa se dedicar à recuperação é sempre o mais indicado.
As viagens estão liberadas após o retorno ao consultório – cerca de dez dias do procedimento realizado. Se realmente não houver possibilidade de aguardar, converse com o seu cirurgião sobre a melhor forma de resolver a situação é o mais acertado a se fazer.
Enfim, o importante é sempre se lembrar que os cuidados de um pós-operatório, independentemente do período em que a cirurgia é feita, devem ser seguidos com atenção e cautela, já que envolvem, primeiramente, a sua saúde e o seu bem-estar. Sua segurança e conforto devem vir sempre em primeiro lugar.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
www.instagram.com/dr.ricardoferri
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados