Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
A maioria dos candidatos à rinoplastia, antes de agendar a cirurgia, deseja saber sobre o retorno às atividades rotineiras. Sejam profissionais ou pessoais, os pacientes precisam ter em mente:
O retorno às atividades profissionais depende da função desempenhada.
Se o trabalho realizado não exige esforço físico ou não exige do paciente ficar com a cabeça abaixada, o retorno pode acontecer entre 5 e 7 dias após a rinoplastia, sem prejuízos ao resultado ou maiores desconfortos.
Em caso de profissionais que desempenham atividades com maior movimentação, é ideal aguardar 10 dias completos para esse retorno.
São muitos os pacientes que têm a vida ativa, com uma rotina de atividades físicas. Atletas ou amadores que desejam realizar uma rinoplastia terão de se programar para um breve afastamento das atividades desportivas.
Todos os exercícios físicos aumentam a pressão sanguínea e podem prejudicar ou atrasar a recuperação da cirurgia.
Confira a lista abaixo dos exercícios e o tempo ideal para o retorno.
Caminhadas – se forem leves, podem ser retomadas no dia seguinte à rinoplastia. As moderadas, que não tenham impacto, a partir de 15 dias da cirurgia.
Corrida – como as corridas já exigem um pouco mais de resistência e da função respiratória, é ideal que se aguarde pelo menos 45 dias para o retorno.
Musculação – pode ser retomada com 4 semanas e a intensidade deve ser aumentada gradativamente.
Yoga e Pilates – com 20 dias já é possível retornar às aulas de yoga e pilates. se não houver necessidade de abaixar a cabeça sucessivas vezes.
Crossfit – por ser mais intensa e por vezes exigir posições com a cabeça abaixada, não deve ser retomado antes de um mês da cirurgia. O ideal é que se aguarde pelo menos 6 semanas
Natação – para voltar a nadar será necessário aguardar 6 semanas e prestar atenção no produto utilizado para a higienização e manutenção da piscina.
Lutas marciais – assim como futebol, vôlei e basquete, as lutas marciais são esportes de alto risco de colisão e trauma nasal. Para evitar impactos na região operada e o comprometimento das intervenções, a orientação é aguardar 2 meses para o retorno.
É importante lembrar que esses prazos poderão ser revistos pelo cirurgião e readequados, dependendo da evolução cicatricial e da necessidade do retorno à cada atividade. Observar as reações do corpo quando esse retorno acontece é também fundamental. Havendo inchaço, ainda que sutil, o ideal é avisar o cirurgião e readequar esse período de retorno.
Estar atento e respeitar essas orientações fazem parte do processo. Apesar de mais simples, quando comparada a outros procedimentos cirúrgicos, o pós-operatório da rinoplastia precisa ser seguido à risca, para que não haja prejuízos funcionais, da qualidade de vida do paciente e dos resultados pretendidos.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados