Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
É comum que a rinoplastia estética venha associada à funcional, isso porque normalmente a correção de uma tortuosidade ou levantamento de ponta – questões ligadas à função nasal – exerce influência direta na aparência do nariz.
Quando algo relacionado à funcionalidade nasal não vai bem, as queixas geralmente são: obstrução nasal ao se deitar, boca ressecada e garganta seca ao acordar, capacidade respiratória diminuída durante atividades físicas, rinites e sinusites recorrentes, sensação de que um lado do nariz não funciona, ronco ou respiração barulhenta.
Além dos sintomas, o diagnóstico é tido através de histórico, exame físico e pela tomografia dos seios nasais.
O desvio de septo, estreitamento da válvula nasal e a hipertrofia dos cornetos nasais são as alterações internas mais comuns que sinalizam a necessidade de uma rinoplastia funcional.
Pontas caídas também dificultam a passagem do ar, assim como as pinçadas, que comumente são resultado de rinoplastias anteriores e não apenas uma questão anatômica natural.
É preciso salientar que nem toda alteração anatômica traz prejuízo funcional, no entanto, ainda assim, o cirurgião deve priorizar a observação à função nasal para que a correção de uma tortuosidade ou diminuição de corneto nasal, por exemplo, não causem problemas futuros à respiração do paciente.
A cirurgia que tem por objetivo corrigir função nasal, a aparência externa e harmonia facial é chamada de rinoplastia estruturada e está entre os cinco procedimentos de cirurgias plásticas mais populares no país.
Ela busca consertar ligamentos, reestabelecer a função nasal, preservando ao máximo as características étnicas e anatômicas do paciente, entregando um resultado mais natural e duradouro.
O cirurgião e o candidato à cirurgia devem ter em mente que a premissa básica para uma rinoplastia de sucesso é sempre priorizar a funcionalidade do nariz. Afinal de contas não vale a pena ter o “nariz dos sonhos” e, posteriormente, ter dificuldade em respirar.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados