Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
A Rinoplastia está no ranking das cirurgias mais realizadas no Brasil e no mundo. O anseio por amenizar queixas (funcionais ou estéticas), ligadas à estrutura nasal, faz com que muitas pessoas procurem pelo procedimento.
Já na primeira consulta com o cirurgião escolhido, além da avaliação da estrutura nasal e dos parâmetros de simetria e proporcionalidade nasal, muitos tópicos são discutidos. Entre eles está o esclarecimento de como se dá o procedimento.
Continue a leitura e entenda o passo a passo da rinoplastia. O que de fato acontece durante a cirurgia?
Para a realização da rinoplastia, a anestesia utilizada é a geral – geralmente feita por bombas de infusão, com medicamentos de rápida metabolização, o que facilita o retorno do paciente à consciência e diminui o tempo de recuperação pós-cirúrgico.
As incisões realizadas no nariz para a alteração de sua estrutura são bem pequenas e, em se tratando de uma rinoplastia aberta, são feitas na columela.
Assim, o cirurgião tem uma visão geral da estrutura a ser manipulada.
De acordo com o objetivo da cirurgia, o cirurgião lança mão de instrumentos específicos para os manejos da complexa e delicada estrutura nasal como pinças, tesouras, espaçadores e bisturis, para realizar lixamentos, osteotomias (fraturas controladas), enxertos e ressecções.
Com a pele do nariz elevada, o profissional realiza as manobras necessárias para a reestruturação do formato nasal, de acordo com o planejamento cirúrgico estabelecido:
Depois de realizar as intervenções, o cirurgião se encarrega de acomodar a pele na nova estrutura nasal, fechando as incisões com pequenas suturas. É nesse momento que os splints nasais – uma espécie de tala nasal para auxiliar na sustentação da nova estrutura – são colocados.
Ao finalizar o procedimento, o paciente é levado para a sala de recuperação pós-anestésica e, posteriormente, para o quarto, onde seguirá monitorado até o momento da alta médica – em torno de 6 e 8 horas após a cirurgia.
É importante lembrar que o manejo cirúrgico depende sempre do objetivo da rinoplastia. Isso quer dizer que os maiores detalhes sobre o procedimento a ser realizado deverão ser passados pelo cirurgião, durante a primeira consulta.
Você, como candidato a uma rinoplastia, não deve ter medo ou vergonha de questionar. É de responsabilidade do cirurgião explicar claramente todo o procedimento.
Saiba como encontrar um cirurgião, clicando aqui.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados