Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
No dia 8 de julho é celebrado o Dia Mundial da Alergia e eu aproveito a data para abordar um assunto que costuma gerar bastante dúvida. A rinoplastia pode reduzir os sintomas de alergias respiratórias, como rinite, sinusite ou até asma? A resposta é: não!
Apesar da cirurgia de nariz ser conhecida não só para melhoria das questões de proporcionalidade facial, mas também pela melhora dos problemas de obstrução nasal, a rinoplastia não corrige problemas alérgicos.
E quem sofre de alergias respiratórias com frequência pode passar por uma rinoplastia? Continue a leitura do artigo para saber essa resposta e esclarecer outras dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!
Os sintomas de alergias respiratórias estão relacionados à imunidade do corpo. Os fatores que desencadeiam esse tipo de processo não envolvem a anatomia nasal em si, mas sim a hipersensibilidade do paciente quando em contato com fatores externos. A reação imunológica é algo que gera alergia e só melhora com tratamento específico.
Há casos em que a diminuição dos cornetos nasais (carne esponjosa do nariz) – turbinectomia – pode auxiliar, de forma secundária, na melhora dos quadros alérgicos. O paciente vai ter uma sensação de melhora em relação à obstrução nasal. Porém, não vai fazer com que eles desapareçam por completo.
É claro que um paciente muito alérgico, com problemas recorrentes de alergia, e que deseja fazer uma rinoplastia vai precisar de uma atenção especial. É necessário um tratamento prévio para poder fazer a cirurgia de forma segura.
No caso de pacientes asmáticos, o quadro é ainda mais delicado. É preciso um tratamento prévio para que tudo ocorra bem durante o procedimento e não tenha qualquer complicação.
Vale lembrar que, em todas as cirurgias, com qualquer paciente, há a presença indispensável do anestesiologista. Ele acompanha todo o processo e está devidamente preparado para qualquer possível eventualidade do paciente.
E qual a melhor forma de tratamento destes sintomas alérgicos? É comum que o tratamento se baseie na avaliação, descoberta e controle dos fatores que causem os processos alérgicos, no entanto, ele é bem abrangente.
Após o diagnóstico que vem por meio do histórico do paciente e dos antecedentes familiares e pessoais, o médico responsável prescreve o uso de medicamentos específicos para alívio das crises, controle da doença e prevenção de novos quadros.
Em alguns casos, a imunoterapia também é indicada. Trata-se de uma vacina para alergia, aplicada no paciente quando os quadros se manifestam ainda na fase infantil.
É importante salientar que alergias são doenças crônicas e que o tratamento – medicamentoso e clínico – pode auxiliar em momentos de crise e tentar prevenir novas. No entanto, são condições que não tem cura, apenas controle – a longo prazo.
Você sofre com alergia respiratória? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato. Estamos à disposição.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
www.instagram.com/dr.ricardoferri
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados