Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Ao longo da vida, o corpo humano passa por diversas modificações – naturais ou conduzidas.
Os hábitos adotados com o passar dos anos, o envelhecimento e a própria gravidade contribuem para que algumas mudanças aconteçam.
O rosto é uma das áreas do corpo em que as marcas do tempo são mais percebidas.
Continue a leitura deste artigo e veja se as marcas do tempo podem provocar mudanças no formato nasal e se isso pode influenciar no resultado de uma rinoplastia.
A grosso modo, o nariz é composto por ossos, cartilagens e pele.
A depender dos hábitos adotados ao longo da vida, essas três estruturas são afetadas e sofrem mudanças com o passar dos anos.
CARTILAGENS
Ainda que os sinais do tempo afetem mais as cartilagens que se encontram nas articulações, no nariz, essa estrutura também sofre algumas mudanças como:
– Torna-se mais fina
– Componentes como os proteoglicanos – que fornecem resistência.
Há quem diga que o nariz cresce, com o passar do tempo. Essa máxima leva em consideração o fato de que a cartilagem é um tipo de tecido que não para de crescer. No entanto, após os 18 anos, esse crescimento é insignificante.
PELE
Com o passar do tempo, a pele também sofre mudanças. De maneira geral, existe uma piora da característica da pele, sendo que:
Pele fina – se torna mais fina com o envelhecimento, deixando a estrutura abaixo dela mais evidente. Ou seja, se as cartilagens nasais apresentarem imperfeições, como o desvio de septo, por exemplo, a impressão é de que essa imperfeição se intensifica.
Pele grossa – fica mais grossa, conforme os anos passam e, consequentemente, ganha volume. Essa mudança aliada à perda de colágeno e de sustentação dos ligamentos nasais, levam à queda da ponta nasal e ao aumento largura da base nasal, ao longo dos anos.
A alteração natural da pele nas regiões da bochecha e dos lábios também pode sugerir uma mudança do formato nasal.
GRAVIDADE
É em virtude dela que a maior parte das alterações são percebidas em todo o corpo.
No nariz, a perda das fibras de colágeno e elastina causam frouxidão da pele e, por consequência da falta de apoio na região, pode haver queda de ponta nasal.
Essa alteração de ponta faz com que o paciente fique com a impressão de que o nariz está maior ou mais largo.
É importante dizer que essas mudanças são percebidas em maior ou menor grau, de paciente para paciente.
Um nariz que foi alterado cirurgicamente não está isento das mudanças do tempo, citadas acima. O resultado de uma rinoplastia também envelhece.
No entanto, quando a cirurgia é feita com foco na estrutura e sustentação, essas mudanças são minimamente percebidas pelo paciente.
É fundamental que o paciente esteja ciente de que as alterações causadas pelo tempo em um nariz operado não colocarão em risco o resultado obtido pela rinoplastia.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados