Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Tudo sobre rinoplastia e o uso do roacutan

“Doutor, tomo Roacutan, vou precisar suspender antes da minha rinoplastia? Posso voltar a tomar quanto tempo depois?” Essas são perguntas bastante comuns que recebo no meu consultório e nas minhas redes sociais. Por isso, o artigo de hoje vai aprofundar no assunto.

 

Inclusive, a espessura da pele é um dos principais fatores ligados diretamente ao planejamento e ao resultado de uma rinoplastia. Ela vai definir o tipo de técnica cirúrgica a ser utilizada na cirurgia, uma vez que peles muito finas ou muito grossas exigem manejos diferenciados. Continue a leitura e saiba mais sobre isso!

Vou precisar suspender o medicamento?

 

O Roacutan tem como princípio ativo a isotretinoína. Derivada da vitamina A, ela atua no organismo diminuindo a produção de sebo e a inflamação local, interferindo diretamente no processo de reconstrução da pele. É indicada com frequência pelos dermatologistas para o tratamento de acne, de diversos tipos e graus, e oleosidade.

 

Para aquelas pessoas que já fazem uso do medicamento, o recomendado é que ele seja suspenso 15 dias antes do procedimento. E que volte a usá-lo 15 dias após a rino.

 

A isotretinoína também pode ser utilizada para alguns pacientes que desejam se submeter à rinoplastia, com a finalidade de tratamento da pele grossa, muito oleosa ou acneica e na diminuição do processo cicatricial intenso, reduzindo as possibilidades de fibrose excessiva na ponta do nariz.

 

Ambas as indicações são feitas de maneira individual, por médicos especializados em nariz ou pele. O paciente precisa ser acompanhado durante o uso do remédio, isso porque, como qualquer composto químico, além dos benefícios, seu uso também pode trazer efeitos colaterais.

E depois da rino?

 

Há um excelente estudo feito por Roxana Cobo que traz a sugestão do uso da isotretinoína no pós-operatório de rinoplastia em pacientes com pele grossa, acneica e oleosa que são mais predispostos a fibroses intensas.

 

O intuito é o de controlar adequadamente a produção das glândulas sebáceas na região do nariz, afinando a pele e favorecendo o resultado final. Nesses casos, as doses utilizadas são ligeiramente mais baixas do que as indicadas para o tratamento de acne.

 

O estudo avaliou somente pacientes com características específicas de pele. No entanto, temos visto que alguns cirurgiões têm utilizado essa sugestão para pacientes que não possuem pele grossa, já que a prática dessa associação tem mostrado resultados satisfatórios e surpreendentes, em casos bem selecionados.

 

É importante que cada caso seja avaliado individualmente com indicações precisas e o acompanhamento do paciente é fundamental. A prescrição da isotretinoína deve ser feita com responsabilidade por parte dos cirurgiões, até que novos estudos a respeito da relação entre o uso do medicamento e os resultados da rinoplastia sejam feitos.

 

Converse com seu cirurgião e siga as orientações por ele passadas.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2024 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados